5º ENSOC - GT 2 - Formação do professor

GT 2 – Formação do Professor

Por meio da Lei nº 11.684/08, a reinserção obrigatória da sociologia na grade curricular do Ensino Médio trouxe novos desafios para a formação do cientista social brasileiro, uma vez que ampliou sua inserção profissional e lançou luz para a formação docente desta área nas universidades do país.

Além disso, a recente homologação da Resolução CNE/CP nº 2 de 1º de julho de 2015 exige a reformulação de todas as licenciaturas com grande aumento da carga horária, evidenciando ainda mais a importância do debate sobre a organização curricular dos cursos de graduação de ciências sociais e à divisão entre bacharelado e licenciatura. Sendo assim, neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que discutam a formação acadêmica e profissional do futuro cientista social, em particular, do professor de sociologia, bem como os projetos que a pautam, tendo em vista a necessidade de maior diálogo entre as instituições responsáveis por esta tarefa.

Trabalhos selecionados:

 

1. CURTA-METRAGEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERSPECTIVA DISCIPLINAR E TRANSVERSAL

Autoria: Diego Cavalcanti de Santana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Raquel Balmant Emerique (UERJ)

 

2. PIBID de Ciências Sociais: Formando professores (as) de Sociologia na UFRRJ

Autoria: Emilia Fernandes de Oliveira Marcondes. (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

 

3. PERCEPÇÕES ESTÉTICAS EM UM CONTEXTO SOCIAL: a contribuição da Arte e da Sociologia para a formação continuada no Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II

Autoria: Fátima Ivone de Oliveira Ferreira (Colégio Pedro II) e Vera Rodrigues Mendonça ( Colégio Pedro II) 

 

4. ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS SUPERIORES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAIS SOCIAIS DO RIO DE JANEIRO: PUC, UERJ, FEUC E UFRJ

Autoria: Gabrielle Cotrim D'Alecio (UFRJ)

 

5. Professores de Sociologia Escolar: Problematizando Algumas Questões

Autoria: Guilherme dos Santos Oliveira (Universidade Federal Fluminense)

 

6. Uma análise das distorções entre formação e atuação dos professores de Sociologia

Autoria: Josefa Alexandrina Silva (FE-USP)

 

7. A Formação de Professores na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma análise de suas transformações curriculares ao longo do tempo.

Autoria: Amurabi Oliveira (UFSC)

 

8. SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A (S) IDENTIDADE (S) DOS (AS) PROFESSORES (AS) DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO

Autoria: Juliana Angelo Martins de Oliveira (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro) 

 

9. ALGUNS ASPECTOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UFMA

Autoria: Leomir Souza Costa (Universidade Federal do Maranhão) e e Rogéria da Silva Martins (PIBID/UFV) 

 

10. Estágio curricular de sociologia: novas configurações nas dinâmicas no campo da formação de professores

Autoria: Phelipe Rodrigues de Oliveira Pinto (Universidade Federal de Viçosa) e Rogéria da Silva Martins (PIBID/UFV) 

 

12. Quem são os ingressantes no curso de Licencitaura em Ciências Sociais da UFRJ\IFCS? Um projeto de pesquisa em aberto

Autoria: Sara Esther Dias Zarucki Tabac (UERJ)

 

13. Neutralidade científica e ética no ensino da Sociologia: Uma crítica à luz da história da ciência

Autoria: Victor Ferreira Martins (Universidade Federal Fluminense)

 

14. Labes e a formação de professores

Autoria: Viviane Gonzalez Dias (UFRJ/ SEEDUC)