Didática Especial – Prática de Ensino |
|
Estágio: |
• Carta de Apresentação e Seguro
|
|
• Protocolo e Certificação de Estágio CEFET/RJ
|
|
• Ficha de Presença
|
|
• Protocolo e Certificação de Estágio
|
|
• Termo de Compromisso com declaração de Estágio
|
|
• Relatório do Estágio Supervisionado: " A escola, o estágio e o ensino de Sociologia"
|
|
Ementas:
|
• Planejamento Didática Especial Ciências Sociais I – EDD 543 Profª Anita Handfas (Praia Vermelha)
|
|
• Planejamento Didática Especial Ciências Sociais II – EDD630 Profª Julia Polessa Maçaira (IFCS)
|
|
Textos:
|
• A Imaginação Sociológica: desenvolvendo o raciocínio sociológico nas aulas com jovens e adolescentes Ileizi Fiorelli Silva
|
|
• História de vida como metodologia de ensino Kelly Cristine Mota
|
|
• Consumo e Fetichismo em Drummond Kelly Cristine Mota
|
|
• O pensamento pedagógico brasileiro: da aspiração à ciência à ciência sob suspeição Dermeval Saviani
|
|
• Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro Dermeval Saviani
|
|
• O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas Michael Young
|
|
• Notas críticas sobre as Orientações Curriculares Nacionais (OCN's) para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio Ana Laudelina Ferreira Gomes
|
|
• Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor – Entrevista com François Dubet – Angelina Teixeira Peralva e Marilia Pontes Sposito
|
|
• Conversa sobre Orientações Curriculares Nacionais (OCN's) – Entrevista com Nelson Dacio Tomazi Ana Laudelina Ferreira Gomes
|
|
• A Sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina Ileizi Fiorelli Silva
|
|
• Licenciatura em Ciências Sociais e ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato Amaury Cesar Moraes
|