5º ENSOC - GT 4 - Relatos de experiência |
GT 4 - Relatos de experiência Projetos pedagógicos, experiências didáticas, utilização de diferentes recursos para o ensino de sociologia, ao mesmo tempo em que demonstram um potencial criativo com relação ao ensino, trazem à luz problemas inerentes à conversão das ciências sociais para o contexto escolar. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que pretendam sistematizar e debater o conjunto de iniciativas e experiências de ensino de sociologia, incluindo aquelas relativas ao PIBID e a outros programas de iniciação à docência das universidades, assim como as pesquisas que vêm se desenvolvendo nessa área.
1. Problematizando Discursos e Identidades na Sala de Aula Autoria: Alvaro Monteiro Carvalho Arcanjo (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Universidade Federal do Rio de Janeiro)
2. O despertar da imaginação sociológica: relatos de experiência da Escola Sesc de Ensino Médio. Autoria: Ana Paula de Castro Pontes, Renata Salomone e Edir Mello (Escola Sesc de Ensino Médio)
3. Projeto Cultura Popular na Escola: um diálogo experimental entre o saber sociológico, o lúdico e a arte. Autoria: Beatriz Arosa de Mattos (Colégio Pedro II), Ana Beatriz do Nascimento Oliveira (estudante do Colégio Pedro II e bolsista do projeto Cultura Popular na Escola), Eduardo Soutello Saavedra (estudante do Colégio Pedro II e bolsista do projeto Cultura Popular na Escola)Morgana Côrtes de Oliveira Esteves Cardoso (estudante do Colégio Pedro II e bolsista do projeto Cultura Popular na Escola)Paola da Costa Gomes (estudante do Colégio Pedro II e bolsista do projeto Cultura Popular na Escola)
4. Enegrecer o 453: precisamos falar de questões étnico-raciais na escola. Autoria: Bruna Sichi Gonçalves (UFF)
5. Sociologia para surdos: uma experiência no Instituto Nacional de Educação de Surdos Autoria: Denis Thiago Santos de Barros(INES), Danielle Rodrigues de Oliveira (INES);Denis Thiago Santos de Barros (INES)
6. Sociologia em vídeo: produzindo conhecimento sociológico a partir de experiência discente Autoria: Fabio Costa Peixoto (PPCIS UERJ), ESTEVES, Thiago ; NEVES, Kissila
7. REVISITANDO A METODOLOGIA DOS SEMINÁRIOS: UM RELATO SOBRE SUA APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE RELAÇÕES HUMANAS NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL/PELOTAS) Autoria: Gabriel Bandeira Coelho(UFRGS/IFSUL)
8. A MEMÓRIA COMO PROMESSA: Experiências da Formação de Professores para o Ensino de Sociologia Autoria: Geovana Tabachi Silva(UENF-UFF)
9. Trabalhando com o tema Gênero e Parentesco a partir das experiências e vivências Locais Autoria: Isabelle de Araujo Lima e Souza (UFV); Alessandra Tostes (COLUNI); Paloma Lobato (UFV): Carolina Palhares (UFV)
10. Olhares sobre a degradação humana a partir da escola – O ensino de Sociologia como base para reflexões sobre o trabalho escravo contemporâneo Autoria: JOICE SILVIANO PAULA GARCIA (PROPGPEC - COLÉGIO PEDRO II)
11. FOTOGRAFIA E ENSINO DE SOCIOLOGIA – UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-SOCIAL DA FOTOGRAFIA NA DISCIPLINA ESCOLAR SOCIOLOGIA NO BRASIL Autoria: Leonardo Jorge Azevedo Ramos (SEEDUC-RJ)
12. Solano Trindade, arte e poesia negra nas aulas de Sociologia Autoria: Leticia Bezerra de Lima (CEFET-RJ) e Mariana Sant'Anna de Oliveira
13. PROJETO INTERDISCIPLINAR: A TEMÁTICA INDÍGENA – UM NOVO ENFOQUE SOBRE OS ÚLTIMOS CINCO SÉCULOS Autoria: Lidiane Rocha do Nascimento (SEEDUC); Marize Vieira de Oliveira, Juliana da Silva Drumond, Silvania Brito Duarte, Tania Regina de Jesus Andrade e Cristiana Romão(SEEDUC)
14. O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES: A EXPERIÊNCIA NOS CAFÉS FILOSOCIOLÓGICOS. Autoria: Luiz Aparecido Alves de Souza(Universidade Tuiuti do Paraná), Fernanda de Almeida Carvalho (SEED-PR); Robson Rodrigues Mendonça (SEED-PR); Samuel Soares (SEED-PR); Natália Stefani Souza Santos (SEED-PR); Nathalia de Carvalho Padovan (SEED-PR)
15. Cinema e Direitos Humanos: a experiência do IFPR Paranaguá Autoria: Mabelle Bandoli Dias (Universidade Federal do Paraná); Aline Miranda Barbosa (IFPR- Paranaguá);Cíntia Souza Batista Tortatto (IFPR-Paranaguá);Francieli Lisboa de Almeida (IFPR-Paranaguá);Gabriela Berthou de Almeida (IFPR-Paranaguá);Kelem Ghellere Rosso (IFPR-Paranaguá)
16. Sexualidade e religião como temas de pesquisa no ambiente escolar: as contribuições dos estudantes de Iniciação Científica Junior Autoria: Marcelo da Silva Araujo (UFF); Daniel Ferreira dos Anjos Araujo, Fernanda da Conceição Felizardo, Jennifer Angel Ferreira Souto e Lorraine Vicente dos Santos Pereira
17. O Estágio de Sociologia e os Diários de Aprendizagem Autoria: Marco Antonio Rossi (Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)); Marco Antonio Rossi
18. Práticas Pedagógicas e Questões de Gênero: fomentando o diálogo e a empatia na comunidade escolar do IFRJ Autoria: Mariana Mello Souto Maior (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro); Sílvia Mello Souto Maior (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)
19. Relatos de Experiências: “Não há história sem o social” Autoria: OFÉLIA PEREIRA FERRAZ (UNIVERSO (UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA)); "Professores Supervisores: Ofélia Pereira Ferraz e José Geraldo dos SantosPibidianos:Aline Monteiro e Eric Patrick – “A Influência das Mídias na Sociedade”Edianára Kelle da Silva e Marcos Vinícius Felix Gomes – “Arthur Ramos e Manoel Bonfim: combatentes de teorias e práticas racistas - Algumas estratégias para o ensino de histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas a despeito das Leis 10.639/03 e 11.645/08”.Paulo Roberto da Silva e Letícia Ferreira Campos Barreto - “Direitos e Cidadania no Brasil no Tempo em Que eu Não Estava – Proposta para Entendimento dos Direitos Civis na História”Jéssica Chicarini de Medeiros e Maria Carolina Gonçalves - “A Mulher à Frente das Lutas: Análise da participação da mulher na ditadura militar e no cotidiano real”."
20. "A Violência começa quando a gente nasce" - Uma experiência pedagógica numa escola da periferia do Rio de Janeiro Autoria: Patricia Soares Vieira de Araújo (SEEDUC)
21. Entre estudantes: saberes e experiências em oficinas de escrita e leitura acadêmica Autoria: Renata Carvalho Rodrigues Souza (UFF)
22. Quem é o trabalhador que desconheço? A construção de um “Diário Proletário” como exercício de imaginação sociológica. Autoria: Tatiana Bukowitz (Colégio Pedro II)
23. Sociologia não é História:uma análise em sala de aula no ensino de Sociologia Autoria: Vinícius Cruz Pinto (UFF)
24. Para além da sala de aula: relatos de atividades externas e de produção discente na construção do conhecimento sociológico Autoria: VITOR BAHIA E SILVA (CIEP 453 Dr. Milton Rodrigues Rocha) |