5º ENSOC - GT 4 - Relatos de experiência

GT 4 - Relatos de experiência

Projetos pedagógicos, experiências didáticas, utilização de diferentes recursos para o ensino de sociologia, ao mesmo tempo em que demonstram um potencial criativo com relação ao ensino, trazem à luz problemas inerentes à conversão das ciências sociais para o contexto escolar. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que pretendam sistematizar e debater o conjunto de iniciativas e experiências de ensino de sociologia, incluindo aquelas relativas ao PIBID e a outros programas de iniciação à docência das universidades, assim como as pesquisas que vêm se desenvolvendo nessa área.

 

1. Problematizando Discursos e Identidades na Sala de Aula

Autoria: Alvaro Monteiro Carvalho Arcanjo (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

2. O despertar da imaginação sociológica: relatos de experiência da Escola Sesc de Ensino Médio.

Autoria: Ana Paula de Castro Pontes, Renata Salomone e Edir Mello (Escola Sesc de Ensino Médio)  

 

3. Projeto Cultura Popular na Escola: um diálogo experimental entre o saber sociológico, o lúdico e a arte.

Autoria: Beatriz Arosa de Mattos (Colégio Pedro II), Ana Beatriz do Nascimento Oliveira (estudante do Colégio Pedro II e bolsista do projeto Cultura Popular na Escola), Eduardo Soutello Saavedra (estudante do Colégio Pedro II e bolsista do projeto Cultura Popular na Escola)Morgana Côrtes de Oliveira Esteves Cardoso (estudante do Colégio Pedro II e bolsista do projeto Cultura Popular na Escola)Paola da Costa Gomes (estudante do Colégio Pedro II e bolsista do projeto Cultura Popular na Escola)     

 

4. Enegrecer o 453: precisamos falar de questões étnico-raciais na escola.

Autoria: Bruna Sichi Gonçalves (UFF)    

 

5. Sociologia para surdos: uma experiência no Instituto Nacional de Educação de Surdos

Autoria: Denis Thiago Santos de Barros(INES), Danielle Rodrigues de Oliveira (INES);Denis Thiago Santos de Barros (INES)    

 

6. Sociologia em vídeo: produzindo conhecimento sociológico a partir de experiência discente

Autoria: Fabio Costa Peixoto (PPCIS UERJ),  ESTEVES, Thiago ; NEVES, Kissila   

 

7. REVISITANDO A METODOLOGIA DOS SEMINÁRIOS: UM RELATO SOBRE SUA APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE RELAÇÕES HUMANAS NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL/PELOTAS)

Autoria: Gabriel Bandeira Coelho(UFRGS/IFSUL)   

 

8. A MEMÓRIA COMO PROMESSA: Experiências da Formação de Professores para o Ensino de Sociologia

Autoria: Geovana Tabachi Silva(UENF-UFF)   

 

9. Trabalhando com o tema Gênero e Parentesco a partir das experiências e vivências Locais

Autoria: Isabelle de Araujo Lima e Souza (UFV); Alessandra Tostes (COLUNI); Paloma Lobato (UFV): Carolina Palhares (UFV)  

 

 

10. Olhares sobre a degradação humana a partir da escola – O ensino de Sociologia como base para reflexões sobre o trabalho escravo contemporâneo

Autoria: JOICE SILVIANO PAULA GARCIA (PROPGPEC - COLÉGIO PEDRO II)    

 

11. FOTOGRAFIA E ENSINO DE SOCIOLOGIA – UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-SOCIAL DA FOTOGRAFIA NA DISCIPLINA ESCOLAR SOCIOLOGIA NO BRASIL

Autoria: Leonardo Jorge Azevedo Ramos (SEEDUC-RJ) 

 

12. Solano Trindade, arte e poesia negra nas aulas de Sociologia

Autoria: Leticia Bezerra de Lima (CEFET-RJ) e Mariana Sant'Anna de Oliveira    

 

13. PROJETO INTERDISCIPLINAR: A TEMÁTICA INDÍGENA – UM NOVO ENFOQUE SOBRE OS ÚLTIMOS CINCO SÉCULOS

Autoria: Lidiane Rocha do Nascimento (SEEDUC); Marize Vieira de Oliveira, Juliana da Silva Drumond, Silvania Brito Duarte, Tania Regina de Jesus Andrade e Cristiana Romão(SEEDUC)

 

14. O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES: A EXPERIÊNCIA NOS CAFÉS FILOSOCIOLÓGICOS.

Autoria: Luiz Aparecido Alves de Souza(Universidade Tuiuti do Paraná), Fernanda de Almeida Carvalho (SEED-PR); Robson Rodrigues Mendonça (SEED-PR); Samuel Soares (SEED-PR); Natália Stefani Souza Santos (SEED-PR); Nathalia de Carvalho Padovan (SEED-PR)  

 

15. Cinema e Direitos Humanos: a experiência do IFPR Paranaguá

Autoria: Mabelle Bandoli Dias (Universidade Federal do Paraná); Aline Miranda Barbosa (IFPR- Paranaguá);Cíntia Souza Batista Tortatto (IFPR-Paranaguá);Francieli Lisboa de Almeida (IFPR-Paranaguá);Gabriela Berthou de Almeida (IFPR-Paranaguá);Kelem Ghellere Rosso (IFPR-Paranaguá) 

 

16. Sexualidade e religião como temas de pesquisa no ambiente escolar: as contribuições dos estudantes de Iniciação Científica Junior

Autoria: Marcelo da Silva Araujo (UFF); Daniel Ferreira dos Anjos Araujo, Fernanda da Conceição Felizardo, Jennifer Angel Ferreira Souto e Lorraine Vicente dos Santos Pereira

 

17. O Estágio de Sociologia e os Diários de Aprendizagem

Autoria: Marco Antonio Rossi (Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR)); Marco Antonio Rossi  

 

18. Práticas Pedagógicas e Questões de Gênero: fomentando o diálogo e a empatia na comunidade escolar do IFRJ

Autoria: Mariana Mello Souto Maior (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro); Sílvia Mello Souto Maior (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)   

 

19. Relatos de Experiências: “Não há história sem o social”

Autoria: OFÉLIA PEREIRA FERRAZ (UNIVERSO (UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA)); "Professores Supervisores: Ofélia Pereira Ferraz e José Geraldo dos SantosPibidianos:Aline Monteiro e Eric Patrick – “A Influência das Mídias na Sociedade”Edianára Kelle da Silva e Marcos Vinícius Felix Gomes – “Arthur Ramos e Manoel Bonfim: combatentes de teorias e práticas racistas - Algumas estratégias para o ensino de histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas a despeito das Leis 10.639/03 e 11.645/08”.Paulo Roberto da Silva e Letícia Ferreira Campos Barreto - “Direitos e Cidadania no Brasil no Tempo em Que eu Não Estava – Proposta para Entendimento dos Direitos Civis na História”Jéssica Chicarini de Medeiros e Maria Carolina Gonçalves  - “A Mulher à Frente das Lutas: Análise da participação da mulher na ditadura militar e no cotidiano real”."   

 

20. "A Violência começa quando a gente nasce" - Uma experiência pedagógica numa escola da periferia do Rio de Janeiro

Autoria: Patricia Soares Vieira de Araújo (SEEDUC)    

 

21. Entre estudantes: saberes e experiências em oficinas de escrita e leitura acadêmica

Autoria: Renata Carvalho Rodrigues Souza (UFF) 

 

22. Quem é o trabalhador que desconheço? A construção de um “Diário Proletário” como exercício de imaginação sociológica.

Autoria: Tatiana Bukowitz (Colégio Pedro II)  

 

23. Sociologia não é História:uma análise em sala de aula no ensino de Sociologia

Autoria: Vinícius Cruz Pinto (UFF)  

 

24. Para além da sala de aula: relatos de atividades externas e de produção discente na construção do conhecimento sociológico

Autoria: VITOR BAHIA  E SILVA (CIEP 453 Dr. Milton Rodrigues Rocha)