5º ENSOC - GT 5 - Escola e sociedade |
GT 5 - Escola e sociedade
O estudante, quando atravessa os portões da escola, leva consigo uma história familiar, a sua vivência em sua localidade, a sua experiência sociocultural além de suas aspirações profissionais e expectativas de futuro. A escola, por sua vez, não exerce influência apenas no seu interior: seus horários, rotinas, atividades, interações com as famílias dos estudantes e com o bairro sugerem que o alcance de seu trabalho ultrapassa seus muros. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que apresentem investigações empíricas, com enfoque das ciências sociais, sobre os temas família-escola; escola-bairro; escola-religião; escola-política etc., com especial interesse nos estudos que versem sobre a porosidade das fronteiras entre escola e sociedade e como essa porosidade afeta o ensino de sociologia na educação básica.
1. Da relação com os saberes sociológicos: Uma experiência no ensino médio do CAp da UFRJ Autoria: Ana Francisca Marques Nunes Rosa (UFRJ)
2. Um ideal normativo para a democracia presente: a escola pública como espaço de convívio comum Autoria: Daiene Pinto Pinheiro (Universidade Federal de Viçosa); Diogo Tourino de Souza (Orientador/DCS-UFV)
3. Por uma escola democrática: ensino de sociologia e sociologia pública Autoria: Diogo Tourino de Sousa (UFV); Natan Flauzino (UFV)
4. A paz é para quem? O PROEIS e a política de segurança nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro Autoria:Flávia Mendes Ferreira (Universidade Federal Fluminense)
5. Os estudantes como atores sociais: contribuições para uma reflexão crítica sobre o movimento de ocupações e o ensino de Sociologia no Rio de Janeiro Autoria: Lívia Benkendorf de Oliveira (Universidade Federal Fluminense); Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
6. O projeto civilizador do ensino religioso Autoria: Manuella Maria Santos Miguel da Silva (PPCIS/UERJ)
7. O movimento de ocupação de escolas, o programa escola sem partido e o ensino de sociologia: descontruções Autoria: Miriam Soares Leite (UERJ); Ana Beatriz Maia Neves (Seeduc); Luiz Guilherme Santos (Seeduc)
8. UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DE OUTRO OLHAR SOBRE BAIRROS PERIFÉRICOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO Autoria: ROGERIO MENDES DE LIMA (COLÉGIO PEDRO II); ANDREIA CESAR DOS SANTOS (SEEDUC/RJ); GEÓRGIA DA CONCEIÇÃO REIS (SEEDUC/RJ)
9. Ensino de sociologia: uma experiência na educação prisional Autoria: Soraia Monteiro (UFV)
10. Quando os muros da escola caem: um breve ensaio etnográfico sobre a ocupação secundarista do Colégio Estadual Visconde de Cairú Autoria: Tathiane dos Santos Vitorino (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
11. Universo escolar e o perfil socioeconômico dos estudantes do ensino médio integrado do CEFET-RJ Autoria: Valena Ribeiro Garcia Ramos (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) |