5º ENSOC - GT 5 - Escola e sociedade

GT 5 - Escola e sociedade

 

O estudante, quando atravessa os portões da escola, leva consigo uma história familiar, a sua vivência em sua localidade, a sua experiência sociocultural além de suas aspirações profissionais e expectativas de futuro. A escola, por sua vez, não exerce influência apenas no seu interior: seus horários, rotinas, atividades, interações com as famílias dos estudantes e com o bairro sugerem que o alcance de seu trabalho ultrapassa seus muros. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que apresentem investigações empíricas, com enfoque das ciências sociais, sobre os temas família-escola; escola-bairro; escola-religião; escola-política etc., com especial interesse nos estudos que versem sobre a porosidade das fronteiras entre escola e sociedade e como essa porosidade afeta o ensino de sociologia na educação básica.

 

 

1. Da relação com os saberes sociológicos: Uma experiência no ensino médio do CAp da UFRJ

Autoria: Ana Francisca Marques Nunes Rosa (UFRJ)

 

2. Um ideal normativo para a democracia presente: a escola pública como espaço de convívio comum

Autoria: Daiene Pinto Pinheiro (Universidade Federal de Viçosa); Diogo Tourino de Souza (Orientador/DCS-UFV)

 

3. Por uma escola democrática: ensino de sociologia e sociologia pública

Autoria: Diogo Tourino de Sousa (UFV); Natan Flauzino (UFV)

 

4. A paz é para quem? O PROEIS e a política de segurança nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro

Autoria:Flávia Mendes Ferreira (Universidade Federal Fluminense)

 

5. Os estudantes como atores sociais: contribuições para uma reflexão crítica sobre o movimento de ocupações e o ensino de Sociologia no Rio de Janeiro

Autoria: Lívia Benkendorf de Oliveira (Universidade Federal Fluminense); Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

6. O projeto civilizador do ensino religioso

Autoria: Manuella Maria Santos Miguel da Silva (PPCIS/UERJ)

 

7. O movimento de ocupação de escolas, o programa escola sem partido e o ensino de sociologia: descontruções

Autoria: Miriam Soares Leite (UERJ); Ana Beatriz Maia Neves (Seeduc); Luiz Guilherme Santos (Seeduc)

 

8. UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A CONSTRUÇÃO DE OUTRO OLHAR SOBRE BAIRROS PERIFÉRICOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO

Autoria: ROGERIO MENDES DE LIMA (COLÉGIO PEDRO II); ANDREIA CESAR DOS SANTOS (SEEDUC/RJ); GEÓRGIA DA CONCEIÇÃO REIS (SEEDUC/RJ)

 

9. Ensino de sociologia: uma experiência na educação prisional

Autoria: Soraia Monteiro (UFV)

 

10. Quando os muros da escola caem: um breve ensaio etnográfico sobre a ocupação secundarista do Colégio Estadual Visconde de Cairú

Autoria: Tathiane dos Santos Vitorino (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 

11. Universo escolar e o perfil socioeconômico dos estudantes do ensino médio integrado do CEFET-RJ

Autoria: Valena Ribeiro Garcia Ramos (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)