5º ENSOC - GT 3 – O currículo da Sociologia na Educação Básica |
GT 3 – O currículo da Sociologia na Educação Básica Desde que se tornou disciplina obrigatória do ensino médio, a sociologia vem ganhando legitimidade e ocupando cada vez mais espaço nas políticas curriculares. Podemos citar a inserção da disciplina, desde 2012, no Programa Nacional do Livro Didático; o Exame Nacional do Ensino Médio, além da Base Nacional Comum Curricular como alguns dos eventos decisivos para o avanço e a consolidação da sociologia escolar. Não há dúvida de que tais eventos vêm impulsionando a prática pedagógica do professor que, por um lado, passa a contar agora com um conjunto significativo de materiais didáticos e, por outro, tem em suas mãos a responsabilidade de posicionar-se em meio às disputas em torno do currículo de sociologia na educação básica. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que abordem a discussão sobre os fundamentos da Sociologia para os estudantes do Ensino Médio, assim como as discussões sobre as políticas públicas e seus impactos na escola e as análises das práticas curriculares dos professores de sociologia.
1. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os conteúdos de Sociologia: recontextualização oficial e proposições curriculares Autoria: Agnes Cruz de Souza (UNESP)
2. O X da questão: o que os itens de Sociologia indicam sobre o ideal democratizante do ENEM Autoria: Amanda Nachard (UERJ)
3. Arranjos familiares: uma análise das representações dos livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático de 2015 Autoria: Angelica Gomes da Silva (UFRJ)
4. O gênero e a sexualidade como tema da sociologia escolar: uma comparação entre livros didáticos (PNLD 2012 e 2015) Autoria: Beatrice Cavalcante Limoeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
5. Ensino de gênero na Sociologia escolar: Uma análise crítica sobre a “ideologia de gênero” Autoria: Beatriz Castelo Branco Maciel (UFF - Universidade Federal Fluminense)
6. SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: O QUE “DIZEM” OS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS Autoria: BRUNA LUCILA DOS ANJOS (UFRJ)
7. SOCIOLOGIA DA SOCIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E LIVRO DIDÁTICO Autoria: CAROLINE MARCI FAGUNDES COUTINHO (SEE/E.E. Desembargador Horácio Andrade)
8. A Sociologia no Ensino Médio da Educação Pública Estadual do Rio de Janeiro: Uma Disciplina Marginal? Autoria: Cristiane de Souza Martins (UFRJ)
9. A pesquisa sociológica na relação ensino-aprendizagem da disciplina Sociologia Autoria: David Gonçalves Soares(UERJ); Luiz Fernando Almeida Pereira (UERJ)
10. O papel das ideias na formação da agenda do livro digital no PNLD: o impacto da discussão na disciplina de Sociologia Autoria: Eduarda Bonora Kern (Unisinos)
11. Uma experiência na elaboração de currículos de Sociologia na rede estadual de educação do Rio de Janeiro Autoria: Jorge Alexandre Oliveira Alves (IFRJ)
12. Importantes, mas nem tanto: as sugestões pedagógicas de filmes sobre o mundo do trabalho nos livros do PNLD 2015 de Sociologia Autoria: José Amaral Cordeiro Junior (Colégio Pedro II)
13. O currículo nacional de ciências econômicas e sociais no ensino médio francês Autoria: Julia Polessa Maçaira (UFRJ - Faculdade de Educação)
14. A Sociologia no Ensino Médio: com a palavra os estudantes Autoria: Katiuscia C. Vargas Antunes (UFJF) e Simone da Costa Alvim
15. Multiculturalidade e Formação docente: A escola como espaço de cruzamento de cultura Autoria: Laisa Mara Santana Lamir (UFF)
16. Experiência e currículo: elementos constitutivos da construção social da identidade da Sociologia como disciplina escolar Autoria: Marcia Menezes Thomaz Pereira (UERJ)
17. Imagem e subalternidade nos livros didáticos Autoria: Paula Cristina Santos Menezes (Colégio Pedro II), Julia Vilella (UFRJ); Vanessa Gomes (UERJ)
18. O currículo mínimo de sociologia da escola básica: problematizando algumas questões Autoria: SUZA MARA SOUSA DA COSTA (UFF), José Francisco de Andrade Alvarenga (PUC-Rio)
19. A pesquisa sobre o livro didático de Sociologia em dois eventos acadêmicos: Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC) e Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) Autoria: Tais do Nascimento Santana (PPGE-UFRJ) |