5º ENSOC - GT 1 – História da Disciplina |
GT 1 – História da Disciplina (2 sessões) Dentre os estudos no campo do currículo, a pesquisa sobre a história das disciplinas escolares tem se revelado um importante caminho para analisar questões fundamentais que envolvem a presença de disciplinas como componentes curriculares na escola básica. A conversão da disciplina acadêmica em disciplina escolar, as motivações inerentes às diretrizes políticas e educacionais próprias de contextos específicos, assim como os sentidos atribuídos à disciplina no contexto escolar, são alguns dos temas que percorrem essa área de estudo. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que discutam a história da sociologia como disciplina escolar, o que implica adentrar no contexto da legislação educacional, dar voz às diferentes posições com relação a sua presença ou não no currículo e conhecer os sentidos da disciplina em contextos temporais, políticos e sociais distintos.
1. Para além dos marcos legais da Sociologia como disciplina escolar: o caso do curso de madureza ginasial nas décadas de 1960 e 1970 Autoria: Alexandre Barbosa Fraga (UFRJ)
2. Intelectuais, Direito e a constituição da Sociologia no Brasil Autoria: Ana Martina Baron Engerroff (UFSC)
3. As pesquisas sobre o ensino de sociologia na educação básica Autoria: Anita Handfas (UFRJ)
4. Um olhar sobre a disciplina escolar Sociologia a partir dos manuais didáticos Autoria: Barbara de Souza Fontes (PPGSA/UFRJ)
5. Os discursos ideológicos sobre a inclusão da sociologia nas tramitações dos projetos de lei 3.178/1997 e 1.641/2003 Autoria: Beatriz Muniz Gesteira (UFRJ)
6. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um Estado da Arte na pós-graduação Autoria: Cristiano das Neves Bodart (Faculdade Novo Milênio)
7. O ensino da sociologia na imprensa brasileira: uma análise dos jornais do Brasil e o Globo Autoria: Jessica Costa de Araujo (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
8. Uma narrativa sociológica hegemonizada na década de 1990: currículos e manuais didáticos Autoria: Luiz Felipe Guimarães Bon (Colégio Pedro II)
9. Dilemas Históricos e Epistemológicos da Sociologia Escolar Autoria: Narrinan Pereira Botelho (Universidade Federal Fluminense)
10. A LUTA DO SINDICATO DOS SOCIÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA IMPLEMENTAÇÃO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autoria: Nilton Soares de Souza Neto (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
11. Percepções de uma história a ser contada ... A luta pela implementação da Sociologia no Ensino Médio : Narrativas, gerações e espaços de disputas Autoria: Roberto Mosca Junior (Colégio Pedro II) |