Nacional

CURRÍCULO, ENSINO MÉDIO E BNCC
Um cenário de disputas

Autora: Monica Ribeiro da Silva

Resumo: Este texto problematiza as relações entre políticas curriculares, ensino médio e BNCC, a partir da discussão de caráter conceitual sobre educação, formação humana e currículo, analisando as políticas para a última etapa da educação básica, desde o imediato pós-LDB de 1996 até o presente. Ao final, indaga os sentidos da formulação de uma base nacional comum curricular.

CARTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DIRECIONADA A PRESIDENTE DA COMISSÃO BICAMERAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Posicionamento da ANPED junto a Associação Brasileira de Currículo (ABdC) sobre o documento orientador de políticas para Educação Básica, apresentado publicamente como Base Nacional Comum Curricular.

PARECER DA PROFª HELENA BOMENY SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Neste parecer Professora Helena Bomeny aborda sobre alguns aspectos que considera relevantes como a estrutura do documento, o conteúdo dos textos de apresentação da Área de Ciências Humanas, e os objetivos de aprendizagem propostos para as diferentes etapas da educação básica. 

PARECER DO PROF. DIOGO TOURINO DE SOUSA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Neste parecer o Professor Diogo Tourino de Sousa aborda sobre a estrutura do documento, o conteúdo dos textos de apresentação e os objetivos de aprendizagem da componente Sociologia.

VERSÃO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (OUTUBRO/2015)

Primeira versão da BNCC divulgada pelo MEC para discussão pública. 

ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS