5º ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia |
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Grupos de Trabalho e demais atividades GT 1 – História da Disciplina (2 sessões) Dentre os estudos no campo do currículo, a pesquisa sobre a história das disciplinas escolares tem se revelado um importante caminho para analisar questões fundamentais que envolvem a presença de disciplinas como componentes curriculares na escola básica. A conversão da disciplina acadêmica em disciplina escolar, as motivações inerentes às diretrizes políticas e educacionais próprias de contextos específicos, assim como os sentidos atribuídos à disciplina no contexto escolar, são alguns dos temas que percorrem essa área de estudo. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que discutam a história da sociologia como disciplina escolar, o que implica adentrar no contexto da legislação educacional, dar voz às diferentes posições com relação a sua presença ou não no currículo e conhecer os sentidos da disciplina em contextos temporais, políticos e sociais distintos.
GT 2 – Formação do Professor (2 sessões) Por meio da Lei nº 11.684/08, a reinserção obrigatória da sociologia na grade curricular do Ensino Médio trouxe novos desafios para a formação do cientista social brasileiro, uma vez que ampliou sua inserção profissional e lançou luz para a formação docente desta área nas universidades do país. Além disso, a recente homologação da Resolução CNE/CP nº 2 de 1º de julho de 2015 exige a reformulação de todas as licenciaturas com grande aumento da carga horária, evidenciando ainda mais a importância do debate sobre a organização curricular dos cursos de graduação de ciências sociais e à divisão entre bacharelado e licenciatura. Sendo assim, neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que discutam a formação acadêmica e profissional do futuro cientista social, em particular, do professor de sociologia, bem como os projetos que a pautam, tendo em vista a necessidade de maior diálogo entre as instituições responsáveis por esta tarefa.
GT 3 – O currículo da Sociologia na Educação Básica Desde que se tornou disciplina obrigatória do ensino médio, a sociologia vem ganhando legitimidade e ocupando cada vez mais espaço nas políticas curriculares. Podemos citar a inserção da disciplina, desde 2012, no Programa Nacional do Livro Didático; o Exame Nacional do Ensino Médio, além da Base Nacional Comum Curricular como alguns dos eventos decisivos para o avanço e a consolidação da sociologia escolar. Não há dúvida de que tais eventos vêm impulsionando a prática pedagógica do professor que, por um lado, passa a contar agora com um conjunto significativo de materiais didáticos e, por outro, tem em suas mãos a responsabilidade de posicionar-se em meio às disputas em torno do currículo de sociologia na educação básica. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que abordem a discussão sobre os fundamentos da Sociologia para os estudantes do Ensino Médio, assim como as discussões sobre as políticas públicas e seus impactos na escola e as análises das práticas curriculares dos professores de sociologia.
GT 4 - Relatos de experiência Projetos pedagógicos, experiências didáticas, utilização de diferentes recursos para o ensino de sociologia, ao mesmo tempo em que demonstram um potencial criativo com relação ao ensino, trazem à luz problemas inerentes à conversão das ciências sociais para o contexto escolar. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que pretendam sistematizar e debater o conjunto de iniciativas e experiências de ensino de sociologia, incluindo aquelas relativas ao PIBID e a outros programas de iniciação à docência das universidades, assim como as pesquisas que vêm se desenvolvendo nessa área. GT 5 - Escola e sociedade O estudante, quando atravessa os portões da escola, leva consigo uma história familiar, a sua vivência em sua localidade, a sua experiência sociocultural além de suas aspirações profissionais e expectativas de futuro. A escola, por sua vez, não exerce influência apenas no seu interior: seus horários, rotinas, atividades, interações com as famílias dos estudantes e com o bairro sugerem que o alcance de seu trabalho ultrapassa seus muros. Neste GT, trata-se de contemplar trabalhos que apresentem investigações empíricas, com enfoque das ciências sociais, sobre os temas família-escola; escola-bairro; escola-religião; escola-política etc., com especial interesse nos estudos que versem sobre a porosidade das fronteiras entre escola e sociedade e como essa porosidade afeta o ensino de sociologia na educação básica.
APRESENTAÇÃO DE PÔSTER: Espaço de divulgação de trabalhos dirigido aos licenciandos de ciências sociais que por meio da prática de ensino e do estágio supervisionados nas escolas serão estimulados a relatar suas experiências com o ensino de sociologia. Alunos do ensino médio também poderão participar. Local: Sala 113 do IFCS.
OFICINAS PEDAGÓGICAS: Espaço que reunirá professores que estejam desenvolvendo estratégias inovadoras com o ensino de sociologia. Haverá dois momentos de realização dessa atividade. Local: IFCS e Campus da Praia Vermelha.
Inscrição de trabalhos, pôsteres e oficinas pedagógicas: até dia 08 de agosto.
Programação:
Normas para envio de resumos de trabalhos para GTs e sessão de pôsteres A sessão de pôsteres privilegiará as produções de graduandos ou alunos do ensino médio e acontecerá no dia 22/09/2016 (5ª feira) entre 14 e 17 horas, na sala 113 do IFCS/UFRJ. Os pôsteres ficarão fixados durante todo o ENSOC.
Os Grupos de Trabalhos (GTs) privilegiarão as produções de graduados, professores da educação básica e do ensino superior. As sessões de GTs acontecerão no dia 24/09/2016 (sábado) entre 14 e 17 horas, nos módulos do campinho no campus da Praia Vermelha/UFRJ.
Itens necessários para o envio de resumos de trabalhos e pôsteres:
ATENÇÃO: A avaliação dos resumos compreenderá os seguintes aspectos: objetivos, metodologia e resultados bem definidos. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do(a) autor(a) e será considerada como critério de avaliação pela Comissão Científica.
Dentre as atividades marcantes do ENSOC estão as oficinas pedagógicas, momentos em que os participantes efetivamente têm a experiência de realizar uma atividade didática de sociologia voltada para a educação básica. As oficinas não devem ser palestras, nem devem ser um relato de experiência. As propostas de oficinas devem visar o desevolvimento de um trabalho pedagógico com os participantes do 5º ENSOC, oferecendo a oportunidade para que todos possam "colocar a mão na massa" e efetivamente ter a experiência de uma aula de sociologia para o nível médio ou fundamental. Este ano, teremos duas sessões para a realização das oficinas. Assim, os participantes poderão participar de duas oficinas ao longo do 5º ENSOC, uma demanda das edições anteriores. 1ª sessão: 23/09/2016 (6ª feira) - 14:00 às 17:00 no IFCS/UFRJ 2ª sessão: 24/09/2016 (sábado) - 09:00 às 12:00 no campus da Praia Vermelha/UFRJ
As propostas de oficinas pedagógicas para o 5º ENSOC devem conter: Nome do/da(s) proponente(s) Instituição de ensino Título da oficina pedagógica Ementa (máximo de 12 linhas) Descrição dos procedimentos e desenvolvimento da dinâmica (máximo de 12 linhas) Bibliografia Número máximo de participantes Responsável pela oficina pedagógica
* Necessário enviar comprovante no momento da inscrição. |